Em termos de Empreendedorismo, podemos salientar 2 grandes áreas:

Empreendedorismo Externo – Tem como objetivo criar uma empresa ou negócio.

Empreendedorismo Interno – Tem como objetivo aumentar a capacidade empreendedora e criativa dos colaboradores da empresa ou organização, gerando novos negócios de valor acrescentado, ou pelo menos melhorando a produtividade do seu posto de trabalho.

Em termos de Empreendedorismo Externo podemos apoiar os empreendedores, entre outros, nos seguintes aspetos:

  • Planeamento e apoio ao arranque do negócio
  • Apoio à elaboração de planos de negócio
  • Procura de parcerias para o desenvolvimento do negócio
  • Apoio à procura de financiamentos e capital de risco
  • Apoio na compra e venda de negócios
  • Apoio na busca de “franchising”
  • Apoio no estabelecimento de redes de “franchising”
  • Desenvolvimento da inovação e criatividade.
  • Em termos de Empreendedorismo Interno podemos apoiar os nossos clientes através do Desenho e Implementação de Projetos de Empreendedorismo Interno adaptados às necessidades específicas do cliente e dos colaboradores a desenvolver.

 

Este tipo de programas podem subdividir-se nas seguintes fases:

I – Seja criativo – Traga ideias
II – Crie negócios e projetos de sucesso.
III – Oriente os seus projetos para o cliente.
IV – Acompanhamento e Dinamização dos Projetos a Implementar.

As metodologias, de carácter, eminentemente prático variam nas diferentes fases do Projeto, pretendendo-se atingir níveis crescentes de exigência sempre que se evolua para a fase seguinte.

Na 1ª fase – Seja Criativo – Traga ideias – far-se-á o enquadramento da criatividade e desenvolver-se-á uma sessão de criatividade com a finalidade de complementar e afinar as ideias iniciais.

Na 2ª fase – Crie negócios e projectos de sucesso – poderão utilizar-se 2 metodologias alternativas:

1 – Uma de cariz mais tradicional, baseada num conjunto de 3 blocos.

O 1º bloco terá características enquadradoras e será constituído por módulos com o apoio de especialistas convidados.

O 2º bloco constituirá o suporte à elaboração dos planos de negócio.

Estes módulos serão desenvolvidos através de um, elevado nível de interactividade, potenciando a dinâmica do grupo, e com uma forte aplicação prática aos projectos a preparar pelos participantes.

O 3º bloco trabalhará, fundamentalmente a “forma”, em termos muito práticos, aprofundando a preparação da apresentação dos projectos, de modo a que estes surjam como futuros casos de sucesso.

2 – Uma outra de cariz mais inovador basear-se-á, fundamentalmente, na aplicação de um conjunto de jogos de empresa que irão conduzindo os participantes à obtenção dos conhecimentos e competências para poderem, elaborar, preparar e apresentar, como futuros casos de sucesso, os seus projetos de desenvolvimento.

A 3ª fase – Oriente os seus projetos para o cliente – constituirá um trabalho de aplicação prática dos conceitos essenciais do Marketing e da Estratégia, a fim de preparar um plano de implementação no respetivo mercado.

A 4ª fase – Acompanhamento e Dinamização dos Projetos a Implementar – constituirá um trabalho de Formação – Ação apoiada em 2 figuras – O Consultor Externo e o Tutor Interno.

Nesta fase utilizar-se-ão diversas metodologias que poderão passar pela consultoria, coaching, aconselhamento, treino e outras.

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