Programa Executive de Liderança e Direção de Pessoas de Otto Walter
Ao fim e ao cabo, para que façam a gestão do conhecimento e aproveitem o talento das suas equipas.
O desenvolvimento e os resultados a alcançar durante as diversas fases no Programa Executive de Liderança e Direcção de Pessoas é o seguinte:
Fase 1
Estabelecem-se as bases e apresentam-se e trabalham-se as primeiras ferramentas práticas de direção, gestão e desenvolvimento de equipas e pessoas; os fatores determinantes do comportamento de acordo com a liderança; o controlo consciente da influência e os seus critérios para a direção e a comunicação eficazes.
Fase 2
Aprofundam-se e incorporam-se as ferramentas próprias da comunicação, a criatividade do dia a dia e a relação para a melhoria da evolução profissional entre chefe e colaborador, desde a conversa de despacho básica com o colaborador até à conversa de desenvolvimento.
Fase 3
Aqui, tudo o que se viu nas duas etapas anteriores toma forma e adquire uma nova dimensão ao alinhar-se com os Princípios Básicos do Líder. Os participantes desenvolvem uma maior capacidade para conseguir uma participação ativa dos colaboradores no sentido de se conseguir atingir os objetivos.
A partir deste novo enfoque evolui-se para situações mais complexas, de nível superior, como são: comunicar decisões, a função de controlo e acompanhamento, a influência para cima e o reconhecimento.
Fase 4
Com base nos aspetos desenvolvidos nas etapas anteriores, aborda-se a gestão e a direção dos diferentes tipos de reuniões com os colaboradores e de equipa. Aprofunda-se o controlo e o acompanhamento de objetivos, e a melhoria e correção de deficiências.
Nesta fase produz-se uma profunda mudança de comportamento, pois tudo o que se viu, foi experimentado e posto em prática até agora, evolui a um novo conceito global de comportamento diretivo que dá sentido a todas as ferramentas individuais tratadas até ao momento, obtendo-se como resultado um importante ganho em eficácia e liderança.
Fase 5
Esta última etapa integra os comportamentos desenvolvidos nas etapas precedentes, na mudança como base de melhoria, na visão de equipa e na melhoria de resultados das equipas e da empresa, ao trabalhar com uma visão global. Garante a consolidação do progresso e evolução experimentado durante as diversas etapas EPC (Experiência Prática Consciente), transformando os participantes, em agentes de mudança, capazes, agora, de enfrentar com garantias de êxito todos os âmbitos e situações do conjunto da direção e gestão de pessoas.
Se o Cliente o desejar, cerca de 6 meses após o final deste programa poderá realizar-se um programa de Avaliação de Qualidade de Estilo de Direcção Otto Walter, constituído pelas seguintes fases:
Como suporte a esta fase, utilizar-se-á o Avaliador de Qualidade de Estilo de Direção Otto Walter – EvolucionAs – Obtendo-se um relatório por cada participante, no qual se explicitará o cruzamento dos 2 processos de avaliação.
Este processo garante uma confidencialidade total (sempre que exista mais de um colaborador), recebendo o “chefe” um relatório detalhado do que os colaboradores pensam de si, do que consideram pontos fortes e de quais os aspetos de melhoria que mais valorizam.