Se algo define a metodologia Otto Walter, é a sua visão prática. O nosso enfoque minimiza a teoria conceptual, dando prioridade absoluta a tudo o que é aplicável no dia a dia, a ferramentas e conceitos concretos que possam ser levados à realidade de forma imediata. Por isso, desenvolvemos esta Metodologia, com base em intervalos de Experiência Prática Consciente, EPC.
A metodologia por intervalos EPC consiste em diferentes jornadas de trabalho, onde o diretor do programa dirige com suma precisão, de forma ativa, agradável e participativa, diversas visões e situações quotidianas com os participantes. Ao longo da jornada, os participantes assumem objetivos concretos e transportam para a realidade essas ferramentas de forma consciente durante umas semanas; tempo suficiente para experimentar e comprovar na realidade o “pensado em sala”.
Na jornada seguinte, partilham-se as experiências vividas, analisam-se os resultados e consolida-se a Mudança. E de novo continua-se a trabalhar, ampliando e introduzindo mais conceitos e ferramentas de uma forma muito prática, exigente, motivante e operativa.
Cada pessoa dirige o seu comportamento profissional de uma forma inconsciente, como o seu bom senso o guia, como a sua experiência e formação o aconselha. Com esta metodologia, aproveitando todas as experiências do passado, e clarificando uma série de conceitos, os participantes começam a entender porque funcionam as coisas, começam a “colocar as peças nos seus sítios” e conseguem aprender a usar tanto os novos conceitos, como os que já conheciam.