industria_40

Nos finais do séc. XVIII dá-se a primeira revolução industrial com base na máquina a vapor, iniciando-se assim a industrialização – 1ª Revolução industrial.
Nos finais do séc. XIX com o aparecimento da energia elétrica, e a utilização maciça dos combustíveis derivados do petróleo e com a utilização do aço, chega-se à 2ª Revolução Industrial.

Nos finais do séc. XX com o aparecimento da eletrónica e dos sistemas computorizados e robóticos chega-se à 3ª Revolução Industrial, aquela em que temos vivido até há muito pouco tempo.
Só em 2011 / 2012 começou a 4ª Revolução Industrial – o que hoje se chama de Indústria 4.0
Esta baseia-se, essencialmente em inovações tecnológicas nos campos da automação, controlo e tecnologias da informação, tornando os processos de produção cada vez mais autónomos, eficientes e costumizáveis no sentido de construir a chamada fábrica inteligente.
Principais vetores da indústria 4.0:

•    Sistemas Ciberfisicos (CPS) – correspondem a integrações de sistemas de computação e processos físicos, constituindo entidades próprias com capacidade para receber, analisar, decidir e enviar informação constituindo-se em rede com outros CPS e permitido a criação de sistemas virtuais.

•    Internet das coisas (IoT) – Constitui a infraestrutura que permite, de forma extremamente simples e barata, a interligação dos diversos CPS do sistema (as coisas).

•    Internet dos Serviços (IoS) – Constitui a infraestrutura que permite interligar todos os serviços e departamentos da empresa entre si e da empresa com os seus stakeholders e destes com a empresa e com os seus CPS.

•    A fábrica Inteligente – Esta não é mais que o sistema integrado do que se referiu anteriormente, e que através da internet dos serviços transforma a empresa, a sua gestão, os seus colaboradores e todos os restantes stakeholders, num sistema único em constante comunicação.

O que fazemos

Ajudamos os empresários e quadros das organizações a perceber estas mudanças e a forma como elas podem afetar as empresas, o que constitui uma tarefa essencial de qualquer gestor, principalmente tendo em conta a atual velocidade da mudança e as consequências que qualquer atraso poderão ter para a competitividade e sobrevivência das empresas.
Assim a empresa não só não perde competitividade como se torna mais competitiva que os seus concorrentes quer no mercado Nacional, quer internacional.

Como o fazemos

Com o apoio de Consultores altamente especializados, ajudamos todos os colaboradores da empresa e, em especial os seus gestores e quadros, a perceber a realidade desta face à Indústria 4.0 – SABER ONDE A EMPRESA ESTÁ, PARA ONDE QUER IR e COMO PODE IR.
Ajudamos ainda a IMPLEMENTAR OS MECANISMOS, PROCESSOS E FERRAMENTAS de que a empresa pode dispor para entrar com sucesso nesta nova onda de inovação.

CONSULTE-NOS!